"O mais importante na vida não é a situação em que estamos, mas a direcção para a qual nos movemos" - Oliver Wendell Holmes

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aventura na Queijaria

Olá a todos!!!

Resolvidos os problemas com a máquina fotográfica, agora sim posso relatar devidamente a actividade que a Tribo de Escoteiros, realizou no passado dia 5 de Fevereiro, com o nome de " Aventura na Queijaria", que mais parece um título para um livro da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada, mas que tinha como intenção conhecer melhor a região onde vivemos, suas tradições e seus costumes.

Dirigimo-nos cedo, para Azeitão e no Museu do Queijo da Quinta Velha, podemos aprender a fazer o típico Queijo de Azeitão, colocamos mãos á massa, ou melhor, á coalhada (resultante da coagulação provocada pela adição da flor do “cardo” no leite de ovelha, mantido durante 40min. a cerca de 32ºC) e pudemos preparar os nossos próprios queijos, que mais tarde trouxemos para casa.
Enquanto esperávamos que o leite coalhasse, fomos conhecer e alimentar os animais da Quinta, foi também possível aprender um pouco sobre técnicas de compostagem e permacultura, que servem para, por exemplo: planear, actualizar e manter jardins ambientalmente sustentáveis, sem dúvida um tema interessante que voltaremos a explorar.
Na parte da tarde passamos na fábrica de azulejos “S. Simão Arte”, onde aprendemos também um pouco sobre a técnica de produção de azulejos, feitos e pintados á mão.
O resto da tarde foi ocupado com uma pequena caminhada de 8 kms até á Sede, com algumas paragens pelo caminho.

Aqui ficam algumas fotos da actividade:
O ansiado aquecimento matinal, com o já tradicional e imprescindível "C'est le Piston"
A hora da papa
... e da festinha no nariz.
Atelier sobre queijos
Aprender a fazer azulejos
Pequena caminhada para habituar o corpo, pois queremos chegar ao ACNAC em boa forma.

Nota: a data nas ultimas fotos, é falha da 2ª maquina usada.

Canhotas

Panda

11 comentários:

daniela (papagaio) disse...

Esta fotos estão muito boas e sabem que mais eu estou nessas fotos e esse dia foi muito engraçado e divertido andamos muito mas que corre por gosto não se cansa:

daniela (papagaio) disse...

A aventura na queijaria foi muito bom e foi uma oportunidade que poucas pessoas tem e foi única

daniela (papagaio) disse...

Também foi muito divertido o museu do azulejo a prendi coisas quem nem pensava que fossem assim fitas como por ex: o azulejo,o queijo...
Foi muito divertido a serio.beijinhos

daniela (papagaio) disse...

Este grupo cada vez esta melhor.
beijinhos:Daniela

Anónimo disse...

Olá a todos eu tambem concordo a actividade foi muito gira e educativa e o queijo era delicioso espero realmente que tenham todos gostado da actividade até mesmo da caminhada que foram 8 km mas o que é isso para a tribo escoteira do 232 :p

BJS
Chefe Carla

Jéssica (p.águia) disse...

grande dia!!!

comer queijinho....

Inês disse...

Eu gostei muito de fazer esta actividade, apesar de não gostar de queijo...

Margarida (Patrulha Lobo) disse...

Adorei este dia pois podemos estar em contacto com a natureza e adorei fazer queijo apesar de nao gostar muito de o comer ;)

Anónimo disse...

ola eu adoro queijo fresco e gostei ainda mais de o fazer foi um espetaculo nunca me vou esquecer desta aventura
ass:catarina pinho patrulha pantera

Anónimo disse...

ao museu do azuleijo foi muito engraçado e gostei de aprender a fazer azeluijos e nao me vou esquecer da caminhada que fizemos de 9km ass:catarina pinho patrulha pantera

Anónimo disse...

Acho que tamos a ficar muito preparados para o acnac vamos mostrar que somos bons 232 e o melhor
ASS:catarina pinho patrulha pantera