"O mais importante na vida não é a situação em que estamos, mas a direcção para a qual nos movemos" - Oliver Wendell Holmes

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que é uma Tribo de Escoteiros (TES)?


Abreviadamente conhecida como TES, esta é uma Divisão dos Grupos de Escoteiros da AEP, constituída por jovens (rapazes e raparigas), com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. A Tribo de Escoteiros está por sua vez, subdividida (organizada) em grupos mais pequenos, chamados de Patrulhas, que são equipas de 4 a 8 jovens, e que constituem uma unidade básica permanente, autónoma e auto-suficiente para excursões, acampamentos, trabalhos, jogos, boas acções, actividades comunitárias e demais actividades escotistas.
Ao entrar na Tribo, o jovem passa a fazer parte de uma Patrulha, em conjunto com outros Escoteiros vai partilhar as tarefas e responsabilidades da Patrulha, vivendo aventuras emocionantes, superando desafios, acima de tudo, transformando a sua Patrulha, na melhor do mundo. Tudo isto levará a criar laços profundos de amizade e encontrará certamente amigos para toda a vida.
Na Tribo de Escoteiros a participação de todos é fundamental e Todos têm os mesmos direitos e deveres, sempre com o apoio dos dirigentes, é em conjunto que Todos decidem e escolhem sobre o funcionamento e o futuro da Tribo, no chamado - Conselho de Tribo.
Cada Patrulha elege um Guia e este por sua vez indica um Sub-Guia para o ajudar ou substituir. Os restantes elementos assumem outros cargos, de acordo com as suas aptidões e interesses (secretário, tesoureiro, bibliotecário, guarda-material, ...). O Guia deverá ser o exemplo para todos os elementos da sua patrulha e ajuda-los, como se ele fosse um irmão mais velho. Deverá ser o treinador, o moderador e o responsável, guiando todos os elementos de sua patrulha através da sua conduta exemplar, apoiada em seus fortes valores técnicos, físicos, intelectuais e morais.
Para facilitar a transmissão, de tarefas a efectuar e de conhecimentos a adquirir, assim como, para avaliar continuamente o funcionamento das Patrulhas, são realizados os Conselhos de Guias, idealmente com uma frequência quinzenal, ou diariamente quando se realize uma grande actividade. Nestes participam os Guias ou em sua substituição os Sub-Guias.
Cada patrulha escolhe um animal, passando a assumir o seu nome como designação (ou totem), e sobre o qual, todos os elementos da patrulha conhecem detalhadamente as principais características, como por exemplo: do Touro a Bravura, do Lobo a União, da Pantera a Agilidade, do Leão a Liderança e da Águia a Visão, e com as quais se passam a identificar através de gritos que lhes são tão próprios. Essa identificação com o animal é também utilizada na decoração dos materiais de patrulha e dos seus espaços na Sede (os chamados - cantos de patrulha).
O Lema do escoteiro é: Sempre Pronto! Tal como nas outras divisões, o cumprimento da Lei e do Compromisso de Honra fazem com que o Escoteiro se sinta útil, activo e parte do Movimento Escotista Mundial.
O programa, tendo em conta a altura crucial no desenvolvimento do carácter destes jovens, tenta dar uma formação complementar no que diz respeito á independência e autonomia do indivíduo, utilizando para isso a vida em pequenos grupos e o contacto com a Natureza, sem descurar outros aspectos relacionados com o desenvolvimento integral da personalidade como a comunicação e a cooperação para com os outros.
 A mística (cenário) da Tribo de Escoteiros, inspira-se nas tribos indígenas africanas ou americanas, e reflecte-se nos Gritos, no Fogo Conselho, no Totem, nas Decorações, etc., servindo como elemento unificador de todas as Patrulhas da Divisão.
Periodicamente é realizada uma grande actividade com toda a Tribo de Escoteiros - a Aventura - que é proposta, escolhida, preparada, realizada e avaliada por todos. Existem também as actividades de patrulha, que se realizam apenas com os elementos de cada uma e que satisfazem os seus próprios interesses.
As actividades das Tribos de Escoteiros são geralmente semanais, encontrando-se todos na Sede do Grupo, ou outro local quando forem actividades fora da Sede.
Forte Canhota
Panda

Sem comentários: