"O mais importante na vida não é a situação em que estamos, mas a direcção para a qual nos movemos" - Oliver Wendell Holmes

sábado, 23 de abril de 2011

Dia do Escoteiro (23 de Abril)

Feliz Dia do Esco(u)teiro para todos !!!

Este dia 23 de Abril, é o dia dedicado a S. Jorge, patrono dos Escoteiros a nível mundial, por isso se festeja tambem neste dia o Dia Mundial do Escoteiro.

Como escoteiros, devemos seguir o exemplo de S. Jorge, que representa a perseverança e a vitória do Bem sobre o mal, que não se deve fugir às dificuldades, e que nada é Impossível, nem mesmo matar o Dragão.


No livro escutismo para rapazes, Baden Powell referiu-se aos Cavaleiros da Távola Redonda, a Lenda do Rei Artur e St. Jorge que era o seu santo protector. B.P. disse:

"São Jorge é também o patrono de todos vós, esco(u)teiros, em qualquer lado onde estiverdes. Por isso todos vos devereis saber a sua história, pois São Jorge é um exemplo sempre vivo do que um esco(u)teiro deve ser. Quando ele enfrentava o perigo ou situações temerosas, quanto mais difíceis elas pudessem ser, mesmo na forma de um dragão – ele nunca as evitava ou tinha medo. Enfrentava-as sim, com todo fervor sem procurar descanso. É esta exactamente a forma com um esco(u)teiro deve enfrentar uma dificuldade ou um perigo, não importando o quão grande e terrífico ele possa parecer. O esco(u)teiro deverá enfrentá-lo com confiança, usando todas as suas forças possíveis e ultrapassando-se a si próprio. Provavelmente terá sucesso”.

Para quem já não se lembrava da lenda, ou ainda não a conhecia, aqui fica:

Lenda de São Jorge, Patrono dos Esco(u)teiros

S. Jorge nasceu na Capadócia, no dia 23 de Abril do ano 303 da nossa era. Aos 17 anos alistou-se na cavalaria e cedo se notabilizou pelo seu valor.

Certa vez chegou a uma cidade chamada Selem, perto da qual havia um dragão que devorava diariamente um dos habitantes da cidade tirado à sorte.

No dia em que S. Jorge ali chegou, tocava a sorte a Cleolinda, filha do rei. Tanto os habitantes da cidade como o rei estavam desesperados e diziam que era impossível salvar a princesa.
S. Jorge, entendeu que ela não devia morrer e desafiando o perigo foi atacar o dragão, que vivia num pântano próximo e matou-o, apenas com uma lança.

O rei muito satisfeito, em troca do seu acto de bravura, disse que lhe oferecia o que ele desejasse, e chegou mesmo oferecer a mão de Cleolinda em casamento, mas, S. Jorge como cavaleiro que era, agradeceu mas recusou, pois o que ele tinha feito fora de boa vontade e não tinha em ideia qualquer tipo de recompensa.
Feliz dia do escoteiro, reflictam sobre o vosso compromisso, corram atrás de vossos dragões e boa caça para todos!!!

Panda Perspicaz

PS: Relembro que esta semana a nossa actividade será na 2ª feira, bem cedinho no Aniversário de Grupo ;)

5 comentários:

xana disse...

Bom dia!
Dia 25 é o aniversário da única avó do João Figueiredo, por isso iremos a Leiria para comemorar com ela enquanto temos a alegria de o poder fazer, infelizmente coincide com o aniversário do Grupo. Espero que corra tudo bem, e já falei com o São Pedro para que o tempo esteja de feição. Parabéns! Mãe do João

Daniela(papagio) disse...

ola.espero que este dia seja bom para todos os escoteiros

papagaio daniela disse...

adoro ser escoteira pois isso e que me faz levantar da cama todos os sabados gosto de ser escoteira pk dou mais valor as coisas de que outras pessoas dao pk nao comunicao tanto com a natureza como nos e chegar a casa a cair de morta e ter de por pomadas para as picadas de isectos mas tambem nos escoteiros viz as coisas mais loucas que nunca imaginaria saber nem fazer como por ex ir vestida para a agua na praia e comer allhoy vera e acordar as 6 e começar a fazer a ginastica matinal e levar com um bife na cara cru.no grupo 232 deram me oportunidades de fazer rapel que nunca tinha feito era andar de barco nunca tinha andado mexer em carne crua nunca pensei mexer tambem nao pensava comer azedAS E NO ENTANTO COMO via as pessoas assim vestidas como nos nos vestimenos e estarem a porta do super mercado a darem sacos para o banco alimentar e ca para mim pensava assim elas devem ser malucas o nao tem espelhos em casa mas entrar para o grupo 232 foi a melhor coisa que alguma vez podia ter faito agora percebo coisas que antes nao perecebia

PeteMan disse...

Chefe, queria avisar que já criei um blog para a patrulha. o link é:
patrulhaleao233.blogspot.com

Panda da Quinta disse...

Boas, só agora tive oportunidade de dar olhadela no referido blog e verifiquei que o link que aqui colocas-te esta incorrecto, o correcto é: http://patrulhaleao232.blogspot.com/

muito bem Pedro, agora é dar-lhe continuidade

Att