"O mais importante na vida não é a situação em que estamos, mas a direcção para a qual nos movemos" - Oliver Wendell Holmes

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Actividade de Sábado (26-02-2011)

Olá escoteiros do 232,


Este sábado (dia 26) a actividade começa às 15 horas e termina pelas 18.30, o ponto de encontro é na Sede.

O Conselho de Guias começa 30 minutos antes da actividade (caso algum Guia não possa aparecer a essa hora, combine com o Sub-Guia para o substituir)

Programa:
  • Apresentação na Sede;
  • Cerimónias - Compromissos – no Parque da Vila (inclui entrega de premio ao/a escoteiro/a que escreveu a melhor frase do Dia do Pensamento);
  • Animação de Grupo;
  • Treino em Nós e Amarrações:
    • Nó de barqueiro ou nó de porco,
    • Nó de pedreiro ou nó de volta da ribeira,
    • Botão em esquadria,
    • Botão em cruz,
    • Peito de morte,
  • Reunião de Patrulhas:
    • Ultimar os preparativos para o Acantonamento;
    • Relatório de contas, a actualizar pelo tesoureiro;
    • Relatório da actividade, preencher pelo secretário;
Material individual necessário, para Todos:
  • Uniforme completo;
  • Lanche (Importante - Trazer de casa!!!);
  • Quota de patrulha;
  • Canivete (Apenas elementos que estejam na 2ª etapa);
  • Caderneta de progresso;
  • Escotismo para rapazes (Quem já o tiver);
  • Espírito pá coisa :P
Ahhh (já me esquecia), e não é necessário levar lanterna, desta vez não faz falta ;)

ATENÇÂO: Vai contar tudo para o Interpatrulhas

Boa caça

Panda

E tu, vais ficar de fora???

Olá escoteiro do 232 !!!,

Está a chegar a data limite da última modalidade (3ª) de pagamento do ACNAC.

Eu vou estar no ACNAC! E tu? Já te inscreveste?  

Se não te inscreveste, mas ainda gostavas de ir, temos que tratar disso este fim-de-semana! E já sabes, os problemas financeiros são para ser falados com a chefia!

Aqui estão as informações necessárias:


Em caso de pagamento por transferência bancária, a inscrição só será valida após recepção do comprovativo.

E o nosso NIB é 0010 0000 4175 1420 0011 3

De qualquer forma, deves enviar a tua inscrição para o mail do grupo: grupo232@escoteiros.pt , com os seguintes dados:

Nome completo
Data de nascimento,
Numero associativo (está no teu cartão de escoteiro),
Contacto dos pais (Telemóvel e e-mail),
Grupo sanguíneo, doenças, alergias e se segues alguma dieta especial (Vegetariana, macrobiótica, etc.)


Em caso de dúvida, entra em contacto com a chefia.


Sempre pronto para Servir.

Panda

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aventura na Queijaria

Olá a todos!!!

Resolvidos os problemas com a máquina fotográfica, agora sim posso relatar devidamente a actividade que a Tribo de Escoteiros, realizou no passado dia 5 de Fevereiro, com o nome de " Aventura na Queijaria", que mais parece um título para um livro da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada, mas que tinha como intenção conhecer melhor a região onde vivemos, suas tradições e seus costumes.

Dirigimo-nos cedo, para Azeitão e no Museu do Queijo da Quinta Velha, podemos aprender a fazer o típico Queijo de Azeitão, colocamos mãos á massa, ou melhor, á coalhada (resultante da coagulação provocada pela adição da flor do “cardo” no leite de ovelha, mantido durante 40min. a cerca de 32ºC) e pudemos preparar os nossos próprios queijos, que mais tarde trouxemos para casa.
Enquanto esperávamos que o leite coalhasse, fomos conhecer e alimentar os animais da Quinta, foi também possível aprender um pouco sobre técnicas de compostagem e permacultura, que servem para, por exemplo: planear, actualizar e manter jardins ambientalmente sustentáveis, sem dúvida um tema interessante que voltaremos a explorar.
Na parte da tarde passamos na fábrica de azulejos “S. Simão Arte”, onde aprendemos também um pouco sobre a técnica de produção de azulejos, feitos e pintados á mão.
O resto da tarde foi ocupado com uma pequena caminhada de 8 kms até á Sede, com algumas paragens pelo caminho.

Aqui ficam algumas fotos da actividade:
O ansiado aquecimento matinal, com o já tradicional e imprescindível "C'est le Piston"
A hora da papa
... e da festinha no nariz.
Atelier sobre queijos
Aprender a fazer azulejos
Pequena caminhada para habituar o corpo, pois queremos chegar ao ACNAC em boa forma.

Nota: a data nas ultimas fotos, é falha da 2ª maquina usada.

Canhotas

Panda

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Founder's day


O Dia do Pensamento, originalmente "Thinking Day", hoje também conhecido como Dia do Fundador “Founder´s Day”, conta já com 84 anos de existência. Foi criado em 1926 na 4ª conferência mundial das Guias e Escuteiras. Achou-se na altura que seria importante existir um dia especial em que dedicassem tempo a meditar e a agradecerem o trabalho feito por Escoteiros e Guias. Escolheram o dia 22 de Fevereiro para o "Dia do Pensamento" porque era simultaneamente o dia de aniversário de Baden-Powell (nascido em 1857) e da sua mulher Olave (nascida em 1889), chefe mundial das Guias.

Pois hoje, por todo o mundo, este dia, é utilizado por todos os escoteiros para relembrar o seu fundador, os ideais do Movimento Escotista e a fraternidade existente entre todos os irmãos escotistas, e agradecerem também por pertencer a esse movimento tão nobre que é o Escotismo.

Peço-vos que dediquem alguns momentos à meditação, e pensem na inspiração que Baden-Powell e sua mulher Olave tiveram ao criar os Movimentos Escotista e Guidista, bem como no trabalho de tantos Escoteiros e Guias, que deram continuidade à iniciativa do Fundador, permitindo que essas realidades chegassem até nós.

Continuem o legado que Baden-Powell, nos deixou em sua ultima mensagem:
 – “…Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes…”

Feliz Dia do Pensamento

Panda

O que é uma Tribo de Escoteiros (TES)?


Abreviadamente conhecida como TES, esta é uma Divisão dos Grupos de Escoteiros da AEP, constituída por jovens (rapazes e raparigas), com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. A Tribo de Escoteiros está por sua vez, subdividida (organizada) em grupos mais pequenos, chamados de Patrulhas, que são equipas de 4 a 8 jovens, e que constituem uma unidade básica permanente, autónoma e auto-suficiente para excursões, acampamentos, trabalhos, jogos, boas acções, actividades comunitárias e demais actividades escotistas.
Ao entrar na Tribo, o jovem passa a fazer parte de uma Patrulha, em conjunto com outros Escoteiros vai partilhar as tarefas e responsabilidades da Patrulha, vivendo aventuras emocionantes, superando desafios, acima de tudo, transformando a sua Patrulha, na melhor do mundo. Tudo isto levará a criar laços profundos de amizade e encontrará certamente amigos para toda a vida.
Na Tribo de Escoteiros a participação de todos é fundamental e Todos têm os mesmos direitos e deveres, sempre com o apoio dos dirigentes, é em conjunto que Todos decidem e escolhem sobre o funcionamento e o futuro da Tribo, no chamado - Conselho de Tribo.
Cada Patrulha elege um Guia e este por sua vez indica um Sub-Guia para o ajudar ou substituir. Os restantes elementos assumem outros cargos, de acordo com as suas aptidões e interesses (secretário, tesoureiro, bibliotecário, guarda-material, ...). O Guia deverá ser o exemplo para todos os elementos da sua patrulha e ajuda-los, como se ele fosse um irmão mais velho. Deverá ser o treinador, o moderador e o responsável, guiando todos os elementos de sua patrulha através da sua conduta exemplar, apoiada em seus fortes valores técnicos, físicos, intelectuais e morais.
Para facilitar a transmissão, de tarefas a efectuar e de conhecimentos a adquirir, assim como, para avaliar continuamente o funcionamento das Patrulhas, são realizados os Conselhos de Guias, idealmente com uma frequência quinzenal, ou diariamente quando se realize uma grande actividade. Nestes participam os Guias ou em sua substituição os Sub-Guias.
Cada patrulha escolhe um animal, passando a assumir o seu nome como designação (ou totem), e sobre o qual, todos os elementos da patrulha conhecem detalhadamente as principais características, como por exemplo: do Touro a Bravura, do Lobo a União, da Pantera a Agilidade, do Leão a Liderança e da Águia a Visão, e com as quais se passam a identificar através de gritos que lhes são tão próprios. Essa identificação com o animal é também utilizada na decoração dos materiais de patrulha e dos seus espaços na Sede (os chamados - cantos de patrulha).
O Lema do escoteiro é: Sempre Pronto! Tal como nas outras divisões, o cumprimento da Lei e do Compromisso de Honra fazem com que o Escoteiro se sinta útil, activo e parte do Movimento Escotista Mundial.
O programa, tendo em conta a altura crucial no desenvolvimento do carácter destes jovens, tenta dar uma formação complementar no que diz respeito á independência e autonomia do indivíduo, utilizando para isso a vida em pequenos grupos e o contacto com a Natureza, sem descurar outros aspectos relacionados com o desenvolvimento integral da personalidade como a comunicação e a cooperação para com os outros.
 A mística (cenário) da Tribo de Escoteiros, inspira-se nas tribos indígenas africanas ou americanas, e reflecte-se nos Gritos, no Fogo Conselho, no Totem, nas Decorações, etc., servindo como elemento unificador de todas as Patrulhas da Divisão.
Periodicamente é realizada uma grande actividade com toda a Tribo de Escoteiros - a Aventura - que é proposta, escolhida, preparada, realizada e avaliada por todos. Existem também as actividades de patrulha, que se realizam apenas com os elementos de cada uma e que satisfazem os seus próprios interesses.
As actividades das Tribos de Escoteiros são geralmente semanais, encontrando-se todos na Sede do Grupo, ou outro local quando forem actividades fora da Sede.
Forte Canhota
Panda

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Este é Blog oficial da TES do 232

Tem coisa mais estranha que fazer a primeira mensagem (post) de um blogue?
Garanto-vos que não tem! Até mesmo aqueles que estão habituados a escrever, são meio tímidos na primeira mensagem, já vi muitos blogues começar com um elementar “Olá Mundo” ou um “Este diário está aberto”, simples, tranquilo e sem transpirar muito.

Pois este não foi o caso, esta é a primeira de muitas mensagens que se seguirão, descrevendo as fabulosas vivencias da Tribo Escoteira do Grupo 232 da Quinta do Conde, actualizadas com uma frequência quase diária, ou no pior dos casos, com uma frequência semanal.

Guiados pelos princípios Escoteiros com já 100 anos, este blogue será para ler, comentar, aprender, ensinar, descobrir, orientar, conhecer, planificar, percorrer, sonhar, construir, suspirar, ouvir, olhar, escolher e tudo mais que se possa imaginar.

Peço a Todos os Leitores, que participem, comentando directamente no nosso blogue, ou mesmo sendo um de nossos colaboradores, enviando mensagens para panda.da.quinta@gmail.com .
Não hesitem em nos indicar se gostaram ou não do que viram, se vos foi útil de alguma maneira a informação disponibilizada ou mesmo que outras informações gostariam de ver publicadas.
Os comentários para serem publicados devem cumprir três condições essenciais: linguagem e conceitos adequados ao Escotismo e estarem devidamente identificados, não serão aceites comentários anónimos.

Por ultimo, utilizem sabiamente o tempo que passam na internet, é uma óptima ferramenta, mas como em tudo, devem evitar os excessos, ou muito rapidamente podem ficar neste estado:


Sempre pronto a servir,

Forte Canhota

Panda