Olá a todos!!!
No passado sábado aprendemos uma técnica muito gira, que consistia em recolher pegadas em gesso, fomos até a um local onde as encontramos em grande quantidade e variedade e foi só colocar mãos á massa, aqui fica um dos exemplares recolhidos, assim como a técnica utilizada, para quando o fizerem novamente, se possam lembrar de todos os passos:
Pegada recolhida pela Patrulha Lobo (19-03-2011)
Como recolher pegadas em gesso:
Moldar uma pegada é como fotografá-la, mas em relevo.
Material necessário: uma tigela, água, colher, gesso, conta-gotas, pincel, pinça, bomba pequena de borracha, um aro com 5 cm de altura (cortar uma fatia de uma garrafa de plástico de água mineral) e óleo.
1- Escolher uma pegada, bem nítida, profunda. Uma pegada jamais é a única, há sempre mais...
Limpa-se das impurezas, com cuidado de não as pisar.
Envolver a pegada escolhida com o aro de plástico.
Com a ajuda do pincel humedecer ligeiramente com óleo ou azeite.
Podes também improvisar o molde com uma tira de cartolina forte ou cartão fino, podendo ser fixado por agrafos, clips, um fio ou arame fino em volta.
2- Com uma pinça retirar, com delicadeza, raminhos ou pequenas pedras que porventura existam na pegada ou à volta.
Com o conta-gotas, aspirar água que esteja estagnada das cavidades da pegada.
3- Com a ajuda de uma bomba de borracha (tipo usada para bebés), pulverizar com uma camada fina de gesso sobre todo o espaço limitado pelo aro.
Esta operação de polvilhar a pegada serve para secar e absorver humidade existente.
Preparar então o gesso. Deitar o gesso na tigela, misturar água e mexer sempre com uma colher, para não coalhar. A papa feita deve ser muito branda.
4- Deitar devagar com uma colher, dentro do aro de forma que vá cobrindo pouco a pouco todo o fundo, até encher pelo menos a uma altura de 2,5 cm.
Deixar secar 15 minutos para retirar o gesso do molde.
Ao levantar a pegada podes com muito cuidado utilizar a ponta da faca de mato, em volta. Deixar secar ao ar voltada para cima e marcá-la com um sinal. No caderno de caça deves igualmente tomar nota: espécie, local, data, desenhá-la para posterior investigação, etc.
Ao voltar a casa ou à sede, desmontar a pegada do molde protector. Caso desejes fazer o positivo, só é possível se o negativo já estiver bem seco. Voltas a repor a pegada no aro, olear com o pincel usando óleo, azeite ou mesmo manteiga derretida. Voltas a fazer o gesso deitando-o primeiro com uma colher e depois podes mesmo derramá-lo da tigela.
Antes de secar completamente podes introduzir de lado um pedaço de arame fino com as pontas viradas para fora, para mais tarde a poderes pendurar.
Após a secagem, já separada, deves então identificar a pegada com os dados do caderno de caça. Usa pincel fino e tinta.
Se a desejares conservar melhor passa um pouco de verniz incolor em toda a superfície.
Fonte : "in Flor de lis"
Forte canhota
Panda Perspicaz